terça-feira, 24 de maio de 2011

A hora e vez da energia solar nos hotéis

Linhas de crédito especiais para a construção e modernização de hotéis que utilizam energia solar para aquecimento de água, incentivos fiscais na compra de equipamentos, legislações que regulamentam o setor e a fiscalização ativa, estão provocando uma grande conscientização e mobilização de investidores e hoteleiros para adotar este sistema que pode reduzir em até 70% os custos com energia elétrica.

No último dia 26 de março muitos hotéis no Brasil desligaram as luzes por uma hora em vários ambientes para participarem da campanha “Hora do Planeta”, uma mobilização mundial de conscientização às mudanças climáticas, promovida pela WWF — World Wildlife Foundation.

Os hóspedes também foram conscientizados a darem sua contribuição e evitar utilizar os elevadores e a manterem as luzes e os equipamentos elétricos de seus apartamentos desligados.

É louvável esta campanha, mas pena que a maioria absoluta dos hotéis no Brasil poderia economizar energia elétrica durante o ano inteiro, mas só lembram do impacto que a geração de energia pode ocasionar ao clima do planeta durante uma única hora anual.

E a maioria dos hotéis brasileiros ainda utiliza a “Hora do Planeta” como um tremendo estardalhaço em ações e campanhas promocionais e de marketing para mostrar aos clientes que se preocupam com as energias renováveis, mas será mesmo? Quantos hotéis no Brasil utilizam energia limpa e renovável, como a solar? São muito poucos, e quem investiu faz uma grande economia, e isso realmente prova aos hóspedes quem é mesmo ecologicamente correto o ano inteiro e não somente por uma única hora anual.

O Hotel Colinas fica numa região de clima frio, mas consegue aquecer bem a água através da utilização de energia solar.

A energia elétrica é um bem muito precioso e caro, em muitos hotéis o custo vem em primeiro lugar, até mesmo na frente de folha de pagamento, seguido pelo consumo de água.

Então uma solução eficaz que traz uma enorme economia no custo operacional de um hotel é o aquecimento de água através de energia solar, pois o hóspede que toma banho em minutos em sua residência, não costuma ser tão econômico numa ducha relaxante de um hotel. Um redutor de vazão de água instalado nas duchas e nas torneiras assegura o sistema uma grande economia.
(resortresidencial.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário