sexta-feira, 22 de julho de 2011

Barco solar da WWF percorre costa espanhola por um planeta 100% renovável


Um catamarã da WWF (Fundo Mundial da Natureza) movido a energia solar vai percorrer a costa espanhola do Mediterrâneo, durante dois meses, para pedir um planeta cem por cento renovável.

O navio “WWF Solar”, que se fez às águas na sexta-feira passada a partir de Alicante, tem 14 metros de comprimento e um painel solar com 65 metros quadrados.

Segundo a organização, até 15 de Setembro, o barco vai percorrer mil milhas náuticas e fazer escala em nove cidades costeiras espanholas, salientando os benefícios das fontes de energia renováveis entre os locais e os turistas. “É essencial que Espanha lidere o caminho quando chegar a altura de mudar o actual modelo energético”, comentou Juan Carlos del Olmo, director-executivo da WWF em Espanha. “Não podemos continuar a depender dos combustíveis fósseis.”

“O nosso objectivo é um país cem por cento renovável em 2050, e este catamarã é o nosso melhor embaixador”, acrescentou. O barco pesa 12 toneladas, tem dois motores eléctricos e capacidade para 12 pessoas.
(ecosfera.publico.clix.pt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário