Um grupo de cientistas do Reino Unido anunciou no dia 4 de Julho novos avanços nas técnicas de produção das células solares de plástico, o que tornará possível a sua comercialização nos próximos anos. Estas células terão um custo bastante mais baixo do que as células solares actualmente disponíveis.
A potência instalada de energia solar está a aumentar rapidamente no mundo inteiro. No entanto, apesar deste crescimento, apenas representa 1 a 2% do total de electricidade produzida. O custo elevado dos painéis solares é apontado como uma barreira à difusão desta tecnologia.
Um grupo de investigadores das universidades de Sheffield e Cambridge, no Reino Unido, anunciaram avanços nas técnicas de produção de painéis solares plásticos. O processo, baseado num método de impressão, é conduzido a baixa temperatura o que permite o uso de filmes plásticos.
Este desenvolvimento na investigação possibilitará a produção destes painéis em grande escala de forma rápida e barata.
“Penso que teremos uma produção em grande escala dentro de 5 a 10 anos”, refere Richard Jones da universidade de Sheffield. Este cientista acrescentou ainda que agora é necessário dirigir a investigação para aumentar a eficiência e durabilidade destes painéis.
(naturlink.sapo.pt)
 
 
 
 
 Postagens
Postagens
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário