segunda-feira, 18 de julho de 2011

Japão: Desenvolvimento de energias solar e eólica


Tóquio , 16 jul (Prensa Latina) O governo do Japão promoveu hoje a concentração de indústrias relacionadas com as energias renováveis na região prejudicada pelo terremoto e posterior tsuname que impactaram ao país em março passado.

Segundo divulgou neste sábado o jornal Asahi, um rascunho dos planos de reconstrução depois dos desastres naturais, prevê o investimento de 152 mil milhões de dólares em cinco anos, parte deles destinados ao desenvolvimento das energias solar e eólica para substituir a gerada pelos reatores nucleares.

As prolongadas tentativas por controlar escape-los radio -ativos da planta de energia nuclear Fukushima geraram a desilusão da população com as centrais atômicas e levaram às autoridades a considerar outras alternativas energéticas.

O rascunho estima que os custos da reconstrução para os próximos cinco anos estarão entre 126 mil e 152 mil milhões de dólares, e solicita ou a instalação de algumas das instalações maiores de energia solar e eólica na zona afetada pelo desastre informou o rotativo.

As autoridades japonesas prevêem apresentar o projeto de reconstrução dantes de concluir julho, e incluí-lo como ponto central de um terceiro orçamento adicional que elaborarão em meses próximos.

Os detalhes sobre as altas de impostos para financiar a reconstrução não estão no programa, o que adiará o debate para agosto ou quiçá para mais adiante, agregou o diário.

A crise nuclear japonesa tem feito repensar o emprego deste tipo de energia e promover alternativas que não agradem o médio ambiente, como as obtidas a partir do sol e o vento.
(prensa-latina.cu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário