segunda-feira, 18 de julho de 2011

Uma loja ecológica... de pneus


Goodyear inaugura na região sul a primeira revendedora do setor com apelo ambiental

A Goodyear inaugurou nesta semana sua primeira loja de pneus de baixo impacto ambiental. Erguido em parceria com a revendedora Bellenzier Pneus, de Gravataí (RS), o estabelecimento conta com tecnologias que reduzem o consumo de água e energia. A “loja verde” conta com três caixas d’água enterradas, que captam água da chuva – e permitem sua reutilização em sanitários, economizando cerca de 30 mil litros por mês. A instalação do telhado e dos vidros duplos permitem um maior conforto térmico aos funcionários e clientes, evitando o consumo desnecessário de energia com o ar condicionado. A loja apresenta, ainda, teto com placas de energia solar e iluminação da fachada por lâmpadas de LED, que economizam 90% da energia se comparados às lâmpadas tradicionais.
O acréscimo no orçamento para a construção de uma loja verde é de 10% em comparação a uma loja normal. É o que diz Nilva Bellenzier, diretora da Bellenzier Pneus, que acredita ter um retorno desse investimento em até dois anos. Ela explica que Gravataí foi escolhida pela presença de grandes empresas – como a General Motors, por exemplo –, além da duplicação da RS 118, que favorece o comércio de pneus e serviços relacionados. Para ela, o treinamento dos funcionários para que adotem um comportamento mais ecológico também é importante. “Não adianta construirmos uma loja ecoeficiente se o nosso comportamento for de desperdício”, diz.

Difundir a sustentabilidade entre os funcionários é um dos pilares da ecoeficiência da Goodyear, afirma Giano Agostini, presidente da empresa no Brasil. “A sustentabilidade permeia a Goodyear. Ela não está presente em apenas um setor – todas as ações que realizamos levam a isso”, garante ele. Um exemplo é o sistema de recolhimento de pneus velhos através da Reciclanip, entidade ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneus (Anip). Com 702 pontos de coleta em todo o país, o material recolhido é transformado em combustível alternativo para as indústrias de cimento, solados de sapatos e outras.

A Goodyear também desenvolveu uma linha de produtos que contribuem para uma menor emissão de carbono na atmosfera. O pneu da linha FuelMax traz compostos e desenhos que garantem uma baixa resistência ao rolamento, proporcionando economia financeira e de combustível. “Lançar produtos ecologicamente corretos é um caminho sem volta. Isso gera uma reflexão entre os funcionários e os clientes que agrega respeito e conhecimento da marca”, analisa Agostini.
(amanha.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário