Bicombustível, bioeletricidade, biomassas, energia solar e eólica também foram assuntos debatidos com prefeitos municipais, secretários de Agricultura e presidentes de Sindicatos Rurais de todo o Tocantins na manhã desta terça-feira, durante o 1º Encontro Estadual de Secretários de Agricultura. O subsecretário de Energias Limpas, Ailton Parente Araújo, apresentou as novidades e iniciativas já em execução no Tocantins, com a palestra “Energias Limpas: A Grande Novidade”.
Segundo o subsecretário, a palestra foi mais uma demonstração das potencialidades das energias renováveis para despertar o interesse dos gestores tocantinenses. De acordo com Araújo, fontes não-renováveis prevalecem no mundo, mas o Brasil está à frente na produção de energia por fontes renovável, 44,8%. Entretanto, ainda há necessidades de investimentos no setor devido à demanda crescente, e já que o potencial no Estado é relevante merece a atenção de gestores e produtores. “Podemos aumentar a participação das energias renováveis, o futuro energético sustentável fundamentado em tecnologias limpas irá criar milhões de novos empregos”, ressaltou.
De acordo com Araújo, o potencial de bioletricidade no Brasil equivale a uma usina de Belo Monte, e com um investimento de R$ 600 milhões, a expectativa é de produzir 2,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. “Atualmente, no Estado, as usinas de biodiesel geram 158.760 m³/ano, sendo a Biotins 29.160 m³/ano e a Brasil Ecodiesel, 129.600 m³/ano”, explicou.
Araújo reforçou para os participantes que considerando os 15% produzidos pela agricultura familiar e a produção atual de biodiesel, essa cadeia pode gerar para o Estado mais de 40 mil empregos diretos e mais de 30 mil ha de oleaginosas. Já o potencial de expansão para a produção do biodiesel é de 400 mil m³/ano e geração de empregos diretos de mais de 100 mil. Durante a palestra também foi apresentado o potencial de energia solar do Tocantins, com capacidade para produzir 16 a 20 MJ/m²/dia, ou 998 MW/ano, correspondendo à produção da Usina de Lajeado.
Atividades e projetos
Araújo apresentou ainda as atividades e projetos que estão sendo executados pela Subsecretaria de Energias Limpas, entre eles: mapear o potencial e elaborar o plano estadual de bioenergia no Estado do Tocantins; fomentar o arranjo produtivo do etanol, a partir de etanol da cana-de-açúcar e etanol do amido; fomentar o arranjo produtivo do biodiesel, a partir de oleaginosas e reciclagem de óleos residuais; incentivo à produção de oleaginosas pela Agricultura Familiar, através do Programa Federal Selo de Combustível Social; fomentar a implantação da produção de energia, a partir do bagaço da cana-de-açúcar; fomentar a produção da termoelétrica, a partir do capim-elefante. (Por Secom-TO)
(jornalstylo.com.br)
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário