O Skypump, nome do projeto, trata-se da junção de duas tecnologias: a da GE chamada WattStation que permite abastecer um carro elétrico em seis horas (o que é rápido para os padrões atuais) e o aerogerador, um poste com hélices em cima, feito especialmente para se conectar de forma direta no carro.
A turbina do Skypump tem 12,8 metros, o que é próximo de um poste de luz normal. O gerador, de quatro quillowatts, precisa de no mínimo 11,27 quilômetros por hora – o rendimento máximo se dá com ventos de 41,84 km/h.
Primeiramente, é esperado que o Skypump seja usado em estacionamentos – enquanto o carro fica parado, ele já é abastecido. O uso residencial é o objetivo final, mas por enquanto, o preço é proibitivo para a maioria das pessoas: quase US$ 30 mil. Os primeiros testes com este equipamento serão feitos no ano que vem em Barcelona, Pequim e Nova York. O dia em que este aparelho baratear, não há dúvida que será ótimo: abastecer o carro terá custo zero, já que a energia será o vento (talvez algum custo com a manutenção da máquina) e sem impacto ambiental.
(revistagalileu.globo.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário