quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cearense desenvolve veículo com motor quadriflex


O Ceará é cenário de algo inédito entre as fontes alternativas de energia. Trata-se do primeiro carro quadriflex do mundo. Isso é o que garante Fernando Ximenes, de 46 anos, que apresentará a novidade em São Paulo, EcoEnergy. As informações são do Portal IG.

Na feira de energia verde, o engenheiro vai mostrar aos curiosos o Fiat Uno que funciona com etanol, gasolina, energia solar e eólica. Isso mesmo, o carro gera energia através do vento.



Porém, não se trata de um motor híbrido. É comum, movido somente por etanol e gasolina. As fontes solar e eólica servem para ajudar na redução do consumo de combustível. Com a assistência destas, a economia pode ser até de 40%.

O trabalho do carro com as “turbinas” de vento começa quanto o velocímetro marca 40 km/h. Duas hélices são responsáveis por formar um para-choque, para evitar que, caso uma quebre, o motor não dê conta da produção de energia.



Ximenes afirma ter gasto mais de R$ 100 mil no desenvolvimento da nova fonte de energia. A pesquisa durou dez anos e o produto foi patenteado há seis anos. O carro levou oito meses para construção.
(opovo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário