segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Energia solar vai às aldeias


O Ministério da Energia e Águas (MINEA) considera o acesso à energia eléctrica nas zonas mais remotas do país como um factor importante para o desenvolvimento económico, educacional e social das populações.
Neste âmbito, refere uma nota chegada à redacção do Jornal de Angola, estão a ser instalados sistemas fotovoltaicos (solares) de baixa potência, isolados e autónomos da rede eléctrica pública, em várias províncias de Angola, para uso público e privado.
Segundo o documento, o MINEA programou a construção de um sistema fotovoltaico no âmbito do projecto Casa-Laboratório.
A Casa-Laboratório, construída no Centro de Formação de Quadros de Electricidade Hoji-ya-Henda, em Luanda, tem como objectivo estudar, investigar e monitorizar, em tempo real, as variáveis ambientais e eléctricas associadas à produção e utilização eficiente da energia fotovoltaica.
O MINEA indica que se trata de uma plataforma avançada para o estudo técnico-económico de projectos fotovoltaicos e integra um sistema autónomo e avançado de monitorização solar, ambiental e eléctrico.
Na Casa-Laboratório está instalada uma mini-estação meteorológica que permite medir a velocidade e direcção do vento, a temperatura externa e interna, a humidade relativa e a pluviosidade.
O sistema serve ainda para testar a eficiência de tecnologias e equipamentos para uso doméstico e industrial - frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, lâmpadas e motores eléctricos - com o objectivo de evidenciar e estudar as diferenças no custo inicial e no custo de exploração (consumo).


O MINEA planeia a realização de acções de sensibilização e formação técnica, e a oferta de visitas de estudo aos estudantes dos vários níveis de ensino, com vista a despertá-los para a importância das energias renováveis e da eficiência energética.

Fontes renováveis

O Ministério da Energia e Águas aposta na utilização de fontes de energia renováveis, para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. Mesmo nos países produtores e exportadores de petróleo, o investimento no fabrico e instalação de sistemas de produção de energia eléctrica baseados em fontes de energia renováveis tem aumentado significativamente.
O MINEA esclarece que os sistemas hidroeléctricos, eólicos, fotovoltaicos e biomássicos - onde se incluem os biocombustíveis - fazem parte da estratégia que visa assegurar o desenvolvimento sustentável a médio e a longo prazo.
De acordo com o MINEA, a República de Angola desenvolve, actualmente, esforços no sentido de aumentar a produção hidroeléctrica - incluindo a construção de mini-hídricas - e reabilitar e estender as linhas de transporte e distribuição de electricidade.
Como prova disso, bairros que há muito não tinham electricidade passarm a ter, nos últimos tempos.
(jornaldeangola.sapo.ao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário