Capture o sol e produza sua própria energia. Carregue todos os seus equipamentos modernos como iPhone, Android, iPad, iPod, Kindle etc. Contabilize a quantidade de energia que você está produzindo e o quanto de emissão de CO2 está economizando. Compartilhe tudo nas redes sociais e adquira créditos que podem ser trocados por produtos e serviços.
Essas são as etapas de um processo de conscientização e mudança de valores que a empresa alemã Changers propõe. Segundo Hans Raffauf, um dos fundadores e chefe de comunicação da empresa, tudo começou no COP 15, quando acompanhavam as discussões sobre emissões de CO2. “Ficou claro que esse assunto era algo a se pensar com urgência e que governos não iriam resolver os problemas sozinhos. Que o aquecimento global precisava passar por uma mudança de comportamento individual também.”
Com essa ideia na cabeça eles criam o kit inicial de produtos vendidos pela Changers que inclui um painel solar e uma bateria que armazena a energia captada, que segundo eles, com quatro horas de sol, carrega dois iPhones por completo. E mais, o aparelho é conectado ao computador, contabiliza e compartilha nas redes sociais a quantidade de energia limpa que você gerou, além de acumular os seus créditos de energia. O Changers Solar Starter Kit custa 150 dólares e pode ser usado por qualquer aparelho com entrada USB. “Sabemos que esse é só um começo. Mas a ideia não é resolver o problema com um kit, mas mudar aos poucos a mentalidade das pessoas”, explica Hans. Segundo ele, o design dos produtos também é algo importante que eles querem sempre ter em mente, já que salvar o mundo também pode ser visto como um estilo de vida “cool”. “E feito via aparelhos atraentes, que dão orgulho e vontade de mostrar por aí.”
Hans também levanta discussão sobre as mudanças no mundo empresarial. “Realmente acho que é possível ganhar dinheiro com algo bacana e que está resolve problemas ao invés de criá-los. Se as empresas só tiverem o lucro na cabeça não vão resistir às mudanças atuais, é necessário pensar em transparência, em aumentar os benefícios sociais etc”
(movimentominas.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário