sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Lâmpada solar de LED ilumina ambientes por até 16 horas ininterruptas


A WAKAWAKA foi criada visando diminuir o uso de lampiões de querosene em áreas rurais.

Por Fernanda Morales

Diversas áreas afastadas do globo sofrem com a falta de energia elétrica e ainda têm os antigos lampiões de querosene como a principal fonte de energia. Pensando em tornar o acesso à energia mais barato e seguro, desenvolvedores da Off-Grid Solutions criaram uma lâmpada solar de LED, a WAKAWAKA.

O conceito da lâmpada surgiu depois que os desenvolvedores tiveram acesso às pesquisas que indicam que os moradores de regiões rurais no continente africano gastam mais de 20% de sua renda familiar comprando querosene para seus lampiões, fora o alto índice de acidentes domésticos envolvendo as lâmpadas caseiras. O conceito é muito parecido com o da LuminAID ( geek.com.br/posts/18293 ), que também teve destaque na imprensa no último mês.
Segundo o Ubergizmo, a lâmpada portátil é capaz de iluminar os mais diversos ambientes por até 16 horas seguidas com apenas um dia de carga solar. A WAKAWAKA – que significa ‘brilhar’ em Swahili – ainda possui uma argola na parte de trás que permite que o usuário a posicione de várias maneiras para iluminar melhor o ambiente.

Além de lâmpada, o aparelho da Off-Grid Solutions também pode ser utilizado como um carregador de baterias dos mais diversos aparelhos móveis.

A empresa, que ainda busca recursos para sua criação no Kickstarter, planeja vender as lâmpadas solares por menos de US$ 10, permitindo que moradores de áreas rurais consigam ter acesso à tecnologia. Mas por enquanto, quem quiser obter um exemplar da WAKAWAKA terá que desembolsar US$ 35.
(henrique.geek.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário