Desde 2010 que um projeto muito interessante, chamado geleira solar (SunGlacier), procura levar água para o deserto com um aparelho que tem um funcionamento semelhante ao das geladeiras mais antigas.
A energia solar captada durante o dia faz com que a “falsa geladeira” funcione plenamente, e todos sabem que as geladeiras convencionais fabricam gelo espontaneamente, tanto que precisam ser “degeladas” periodicamente.
Isto acontece porque ela congela a água presente no ar, sim, a famosa umidade relativa do ar! E no deserto, por mais baixa que ela seja, sempre existe um pouco d’água no ar.
O modelo mais moderno da SunGlacier foi fabricado em forma de folha para receber maior quantidade de luz e os elementos que vão congelar a umidade presente no ar ficam embaixo dela.
Apesar de o desenho ter sido feito pelo artista já consagrado por projetos arrojados como este, Ap Verheggen, 47 anos, não podemos deixar de dizer que imitar a natureza é sempre a melhor solução. Leia o artigo Árvore Solar!
A folha tem 200 m2 de superfície e é recoberta de painéis solares. A energia solar coletada é transformada em elétrica e usada pelos condensadores do lado inferior que resfriarão a umidade relativa presente no ar.
Isto prova que é possível fabricar água no deserto e ainda mais, com energia limpa, aquela mais abundante por aqueles lados, a solar.
(odiario.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário