A CIENTEC, juntamente com outras entidades do Estado com financiamento da CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica, participou da chamada de n 13/2011 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL : “Arranjos Técnicos e Comerciais para a Geração Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira” e obteve aprovação.
A proposta apresentada pela CEEE-GT associada a chamada de n 13/2011 obteve parecer de avaliação inicial da Aneel conceito Excelente. Os membros da banca da Anell que estiveram na apresentação em Brasília conferiram nota máxima, 05 para os critérios de originalidade, aplicabilidade e relevância, e nota 04 para razoabilidade dos custos, tendo o projeto como resultado final avaliação 4,8 (Excelente).
O projeto prevê uma potência total de 550 KW a serem instalados em uma usina de geração fotovoltaica. Para o projeto a CIENTEC disponibilizou uma área de 1500 m2 em sua sede (Prédio 8) onde serão instalados os coletores e sistemas de monitoramento. Além de um Laboratório de Energia Solar. Também serão instalados coletores na Usina do Gasômetro e Aeromóvel.
A importância para a população se dá através da geração de energia elétrica descentralizada, que já é realidade em diversos países. Estas soluções só serão economicamente viáveis se cada residência ou pequena empresa puder injetar o excedente de sua geração na rede pública. A expectativa é de que já no próximo ano tenhamos uma legislação que permita esta prática.
Pela CIENTEC o pesquisador Rodney Gomes Pacheco (DEPROC) atuará no projeto. Participam também do projeto a UFRGS, Cöester, UFSM, Alubar Energia e CP Eletrônica.
(cientec.rs.gov.br)
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário