segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Novos hábitos mantêm redução no consumo de energia, diz economista

Segundo especialistas, mesmo com o fim do horário de verão, as pessoas podem economizar na conta de energia elétrica. Para isto, é necessário manter os mesmos hábitos praticados durante o regime de verão.

As medidas para economia são simples, como trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescente, reduzir o tempo do banho, aproveitar melhor a luminosidade do dia. Com isto, a redução na conta de energia elétrica é garantida, segundo o economista Marco Antônio Nogueira.

Com os dias mais curtos e a luminosidade menor, por causa da aproximação do inverno, as pessoas devem verificar quais são os itens que mais consomem energia. Entre eles estão o chuveiro e a geladeira. “Se não é possível energia solar, a pessoa pode mudar os horários de banho, ou reduzi-lo. É aconselhável evitar o modo inverno do chuveiro. Outra dica é evitar abrir e fechar várias vezes, pois exige mais do aparelho”, explica o economista.

Sobre as lâmpadas, ele comenta que a família consegue economizar não deixando ligada sem necessidade. “As crianças têm mania de ir aos quartos e esquecer luzes ligadas. Mas tudo isto é valido se a família sentar e educar as pessoas que moram na casa, principalmente os filhos. Mostrar a conta de energia e que em Minas Gerais é uma das mais caras do país. O importante é conscientização das pessoas quanto ao consumo consciente de energia elétrica e evitar o horário de pico”, disse o economista, acrescentando que, dependendo da economia, a família pode até realizar uma pequena viagem.
(jmonline.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário