sexta-feira, 2 de março de 2012

Universidade faz parceria para produzir energia solar e eólica

ENERGIA ALTERNATIVA

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a empresa alemã Fuhrländer, que atua em projetos de energia eólica e solar, vão desenvolver um aerogerador destinado a fornecer energia elétrica para cerca de 40 mil pessoas. A parceria vai resultar ainda na criação de um curso de extensão em energias renováveis para profissionais da área.

O convênio firmado no início do mês prevê também a construção de dois laboratórios na fazenda da UFF em Iguaba Grande, na Região dos Lagos: um vai abrigar o aerogerador e o outro terá cinco módulos para captação de energia que serão instalados nos tetos de prédios da universidade, nos municípios de Cabo Frio, Campos, Angra dos Reis, Búzios e Niterói. Cada módulo contará com um aerogerador e uma estação anemométrica, que verifica os ventos e a temperatura.

Professor de engenharia elétrica e gerente do Laboratório de Energias e Ventos da UFF, Geraldo Tavares explicou que o Brasil carece de profissionais nessa área e faltam pesquisas sobre as especificidades do país em matéria de vento e de energias renováveis não poluentes.
(jornalatual.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário