segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ar-condicionado movido a energia solar é mostrado em conferência em SP

A 4ª edição da SASBE (Smart and Sustainable Built Environments: Emerging Economies; ou economias emergentes --ambientes construídos de forma inteligente e sustentável, na tradução do inglês) conta com a presença da pesquisadora alemã Doreen Kalz. O evento começou ontem (28) e termina hoje (29), em São Paulo.




Doutora do Fraunhofer Institute for Solar Energy, Doreen está envolvida na criação de um sistema de refrigeração de ambiente sustentável, que funciona a partir da captação da energia solar.



A novidade já foi introduzida em mais de 2.500 prédios na Europa e ganhou o nome de "Frio Solar", segundo ela.



O aparato "eco-friendly" necessita apenas de coletores de energia solar e de unidades de ventilação para ser implantado, dispensando o uso da eletricidade local.



A aparelhagem simples e compacta fica restrita ao teto ou às paredes no edifício, dependendo da disponibilidade de espaço.



"O sistema é algo inédito e efetivo, podendo ser instalado em pequenas e em médias construções. Adoraria vê-lo em ação no Brasil", diz a pesquisadora.



O valor do equipamento, no entanto, ainda não é acessível aos consumidores. "O investimento é muito alto, mas, no futuro, essa pode ser uma solução para a produção e o uso inteligente de energia", complementa.
 
(classificados.folha.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário