A região Norte de Minas vai receber investimentos da ordem de R$ 40 milhões na instalação de uma usina de energia solar, com capacidade de três megawatts. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (19), em Belo Horizonte, durante o III Fórum de Inovação e Tecnologia. O objetivo do fórum é debater temas relativos à busca de fontes de geração de energia limpa.
A instalação de uma usina em condições climáticas extremas, no semiárido mineiro, foi proposto por Furnas e será executado a partir do segundo semestre de 2013 pela Companhia Energética Integrada (CEI). Além de auxiliar o governo federal e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na avaliação da geração solar fotovoltaica e definição de programas de geração de energias alternativas no país, a usina será alvo do desenvolvimento de tecnologia nacional de alguns elementos do sistema de geração.
O engenheiro de tecnologia e normatização da Cemig, Bruno Marciano Lopes, explica que o Grupo Cemig investirá no projeto cerca de R$ 11 milhões. A definição do município que sediará a instalação da usina seguirá critérios técnicos, tais como proximidade de estradas, aeroportos e da rede elétrica, levando-se em conta tratar de um empreendimento que dará enfoque à implementação de pesquisas visando avaliar a viabilidade do investimento e dos benefícios a serem gerados.
A implantação da usina demandará prazo de aproximadamente seis meses, ocupando área de seis hectares. No local serão instalados cerca de 15 mil painéis fotovoltaicos que terão capacidade para suprir 3,5 mil consumidores de energia.
(onorte.net)
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário