segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Japão desativa usinas nucleares e planeja investir pesado em energia solar

Depois de março de 2011, com um terremoto e tsunami aterrorizando a população japonesa e ameaçando a segurança de todos ao redor das usinas nucleares, o governo decidiu que o melhor a fazer seria a partir daquele momento desativar todas as fontes de energia nuclear do país. Desde então, muitos discutem sobre o investimento em energias limpas e renováveis.
Os encarregados da divisão de energia do Japão estão em busca do investimento pesado na energia solar, bastante utilizada em alguns países europeus. Embora seja uma das melhores opções existentes (junto com a energia eólica), esta é cara. Mesmo assim, milhões de dólares são gastos todo ano com o intuito de encorajar a instalação dos painéis receptores nos telhados das residências japonesas. Até abril de 2012, a energia acumulada por paineis solares representava 4GW. Os números devem aumentar para 34GW até 2020, e 100GW em 2030.
No Brasil, a energia eólica já é bastante utilizada, principalmente na região nordeste. Os fortes ventos na época de seca (junho a dezembro) são responsáveis por boa parte da eletricidade que chega à moradia dos nordestinos.
 
(conteudonerd.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário