quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Consumidor que usa energia solar terá desconto na conta de luz

Consumidor que usa energia solar em casa terá desconto na conta de luz. 

A norma da Agência Nacional de Energia Elétrica, que passou a valer nesta semana, busca impulsionar o setor de energia renovável, que ainda empaca no alto custo dos equipamentos. Um sistema completo de painéis solares custa, em média, 25 mil reais. 

A ideia é que no fim do mês, o cliente pague somente a diferença entre a energia produzida por ele e a energia elétrica consumida. Caso haja sobra de energia produzida, ela será usada como crédito nos meses seguintes. Mas as regras serão definidas por cada concessionária. 

A AES Eletropaulo, por exemplo, principal distribuidora da capital paulista, determina que esses créditos sejam usados em até 36 meses. Assim, os créditos acumulados em períodos de muito sol poderão ser usados em épocas de pouca geração de energia. 

Depois que o sistema de energia solar for instalado na residência, é preciso entrar em contato com a concessionária local e pedir a conexão e inclusão do sistema à rede elétrica comum. Assim é possível fazer as medições da energia produzida e consumida. 

Só para se ter uma ideia, uma casa normal, de dois moradores, precisaria de meia dúzia de painéis solares, a um custo de 16 mil reais. O valor levaria de 3 a 8 anos para o investimento ser amortizado.
(regiaonoroeste.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário