
Os aquecedores de água por meio solar são um dos diversos produtos existentes no mercado para garantir um maior conforto para a população. No inverno, as baixas temperaturas incentivam e aquecem a venda desses equipamentos.
Aquecedores por meio solar, são considerados uma fonte de energia limpa e ecologicamente correto, já que, evitam a utilização de energia elétrica e não emitem gases nocivos à natureza como é o caso de sistemas de aquecimento que utilizam combustíveis (diesel, carvão, gás, entre outros).
Outro fator importante é a economia gerada. Estima-se que residências com o sistema reduzam em até 45% o consumo de energia elétrica. “O investimento em um equipamento de aquecimento solar é auto sustentável, pois, estima-se que o retorno com a economia de energia elétrica venha em até 2 anos” – afirma Ernesto Nery Serafini, diretor comercial da Solar Minas empresa especializada em aquecimento por meio solar.
Segundo Serafini, hoje é possível instalar um aquecedor solar em casa com um investimento relativamente baixo. Existem sistemas de aquecimento solar a partir de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) que são facilitados em até 24 pagamentos.
Nessa época, o aquecimento para piscinas também é muito procurado, tendo em vista a pouca utilização da mesma nesse período. Hoje em dia é muito simples aquecer uma piscina. Não requer grandes mudanças na estrutura e na parte hidráulica nem se quer a disponibilidade de grandes espaços para a instalação dos coletores. “O sistema de aquecimento para piscinas é o que mais cresce no mundo” – conclui o diretor.
A má conservação do equipamento gera desconfortos para os usuários
Com as baixas temperaturas dessa época do ano, muitos proprietários de equipamentos de aquecimento de água por meio solar reclamam de alguns problemas ocasionados pelo congelamento da água nos coletores que produzem energia para aquecê-los. Geralmente, isso acontece pelo fato de equipamentos mais antigos não possuírem uma válvula anticongelante ou, principalmente, pela falta de manutenção.
As válvulas anticongelantes atuam de forma a evitar danos nos coletores de energia solar que aquecem a água. Quando as temperaturas caem muito, principalmente durante a noite, esses coletores sedem a energia acumulada durante o dia para a atmosfera. A água retida nesses coletores tende a congelar e expandir a tubulação ocasionando rachaduras e vazamento de água.
Segundo Levy Gonçalves, Diretor Presidente e responsável técnico da Solar Minas, esses acontecimentos se devem pela falta de manutenção nos equipamentos de aquecimento solar. “É preciso que pelo menos uma vez ao ano, de preferência antes do inverno começar, de que o proprietário do equipamento chame um profissional capacitado para fazer a limpeza e testes nas bombas para evitar que problemas dessa natureza aconteçam” – explica o diretor.
Existem dois tipos de válvulas anticongelantes. Uma que, ao detectar a baixa temperatura da água, retira-a dos coletores por meio de um dispersor e repõe com água aquecida. Outro modelo, o mais moderno, aciona uma microbomba que faz a água circular entre o reservatório e os coletores, impedindo que o problema aconteça. O preço das válvulas anticongelantes gira em torno de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário