Entre os dias 6 e 8 de junho foi realizado o “Meio Ambiente em Foco Ano II”, no Espaço Cultural Maria José Fernandes, no segundo piso do Cabo Frio Leste Shopping. O evento marcou o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, comemorado no dia 5 de junho. Cerca de 200 pessoas, entre representantes de diversas entidades e população, participaram dos três dias do evento.
O painel do primeiro dia teve como tema “Energia Renovável”, onde o mediador Juarez Lopes, engenheiro civil sanitarista e diretor de Meio Ambiente da ASAERLA conduziu as palestras. A primeira palestra foi com o engenheiro elétrico Damião Almeida, que falou sobre energia solar. O representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) abordou as maneiras que o homem possui para utilizar esse tipo de energia, que não polui o meio ambiente. Todo o processo de transformação da luz do Sol em energia foi explicado pelo professor.
O segundo palestrante da noite foi o mestre em Engenharia Ambiental, Jairo Leal de Salles, que falou sobre a produção de biodiesel. O representante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) começou sua palestra falando sobre o óleo vegetal e os impactos ambientais causados após uso e despejo inadequado. Ele explicou a importância de se aproveitar esse óleo, que serve como matéria-prima para biodiesel, sabão em pedra, detergente, entre outros produtos.
Na terça-feira, dia 08, o tema debatido foi “Uso do Solo”. O mediador do painel foi Mário Flávio Moreira, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CIMLS). A palestrante, doutora em Ecologia e Recursos Naturais, Roberta Ramalho falou sobre planejamento urbano. A representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) fez a plateia refletir sobre a importância de se usar o planejamento urbano em nosso cotidiano já que o mesmo serve para atender às nossas necessidades.
A segunda palestra foi com o doutor em Ciência, Victor Saraiva, que abordou o tema biorremediação e áreas contaminadas. Fechando o painel sobre uso do solo, a bióloga Maria Helena Baeta Neves, representante do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) falou sobre balneabilidade. Maria Helena explicou os fatores que influenciam a qualidade da água para o banho de mar e mostrou as praias que são ou não recomendadas pelo Inea em Cabo Frio e Arraial do Cabo. Esses dados podem ser encontrados no site do instituto: www.inea.rj.gov.br.
O tema do último dia de evento foi “Construção Sustentável”. Como mediador da noite, Yolmar Freire, geógrafo e representante da Ferlagos. O coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Júlio César Calvo Rodriguez, foi o primeiro a palestrar e falou sobre as edificações sustentáveis. Ele explicou que a preservação ambiental pode começar já nos projetos das residências, onde, segundo ele, devem ser utilizados materiais que agridam o menos possível a natureza.
O coordenador citou como alternativa a utilização de madeiras de reflorestamento, placas de energia solar, reaproveitamento da água das chuvas e descargas sanitárias econômicas. Segundo Júlio César, o Brasil precisa investir mais no desenvolvimento e na fabricação de materiais de construção ecológicos.
O segundo palestrante foi o geógrafo e especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Nelson Paes Leme Domingues de Araújo, que falou sobre o paisagismo como forma de redução dos impactos ambientais e melhoria da qualidade de vida.
O geógrafo explicou sobre a importância da presença de árvores nos centros urbanos, já que estas purificam o ar, reduzem poeiras, mantêm a umidade do solo e controlam a temperatura, deixando o ambiente mais agradável e saudável para população. O palestrante aconselhou a utilização de plantas nativas e alertou que a escolha da espécie deve ser feita levando em conta o local onde esta será plantada, pois muitas plantas possuem raízes grandes que podem danificar calçadas e muros.
Ao final do evento, o empresário Marcelo Fernandes agradeceu a participação de todos: “O evento foi criado com o objetivo de proporcionar um ambiente agradável e de discussão saudável entre especialistas, estudantes, entidades representativas e sociedade. Fico feliz de ter aqui, no Espaço Cultural Maria José Fernandes, a presença de tantos mestres e doutores, que durante três dias dividiram conhecimentos. O objetivo do Leste Shopping foi alcançado. No próximo ano estaremos buscando temas atuais e que estejam atingindo diretamente nossa sociedade para buscarmos soluções ou simplesmente para que mostremos que estamos atentos com os rumos que o crescimento desordenado vem causando ao nosso ecossistema” - comentou.
O “Meio Ambiente em Foco Ano II” foi aberto ao público e teve apoio do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, ASAERLA, Ferlagos, IFF, OAB, Jovem TV e Prefeitura Municipal de Cabo Frio.
(novasaquarema.com.br)
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário