Especialista ensina como gastar menos água e energia em casa e poupar nas contas no final do mês
ANA CLÁUDIA MATTOS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Você tem noção de quanto tempo costuma demorar num banho? Saiba que o chuveiro é o responsável por 46,7% do consumo de água de uma residência. Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, um especialista ensina como ser 'ecologicamente correto' em casa.
De acordo com o consultor Paulo Costa, da H2C (empresa especializada em programas de uso racional da água), e membro do Green Building Council Brasil (que certifica edifícios em sustentabilidade), atitudes simples podem fazer uma grande diferença tanto para o meio ambiente como para o bolso.
Além de dicas conhecidas como desligar a torneira enquanto escova os dentes ou lava louças, o especialista sugere a implantação de restritores de vazão em chuveiros e torneiras. "Um restritor de vazão instalado numa ducha gera uma economia de 50 a 60%", disse.
Segundo ele, o restritor é uma peça simples encontradas em lojas de materiais de construção, por exemplo, e custam a partir de R$ 9.
Outra dica é a válvula de descarga com duplo acionamento, que limita a vazão em 3 litros (dejetos líquidos) e 6 litros (dejetos sólidos). Serve tanto para válvulas de descarga como para caixas acopladas. "Em qualquer sistema de uso racional, o retorno vai aparecer mesmo entre 6 meses a 1 ano."
Investimentos. Quem pretende investir um pouco mais em prol do meio ambiente e numa economia a médio prazo, o consultor destaca duas medidas interessantes, que vêm ganhando destaque tanto em casas, prédios e empresas.
O primeiro é o sistema de aquecimento solar, que se utiliza da energia solar para esquentar a água do banho, piscinas e processos industriais. A água fica acumulada em um reservatório térmico.
O outro, segundo o consultor, é o reaproveitamento de água de chuva, por meio de uma cisterna. "O que chega a ser obrigatório em alguns lugares da Europa", disse.
Energia. De acordo com Costa, a mesma economia deve ser voltada para a energia elétrica. "O custo da conta de um chuveiro elétrico pode virar um pesadelo no inverno."
Dicas como o uso de lâmpadas fluorescentes, o aproveitamento da luz natural e o cuidados com geladeiras velhas devem ser consideradas (leia quadro ao lado).
"Falar em sustentabilidade hoje é pensar em duas palavras: tecnologia e atitude", afirmou Costa.
CHUVEIRO ELÉTRICO
O custo do chuveiro na posição verão é cerca de 30% menor do que na posição inverno; troque nos dias quentes
(ovale.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário