segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Energia solar – o exemplo tinha que vir da Bahia!

Que grande jogada de marketing, provavelmente impensada: unir a magia do futebol, o charme imbatível da Bahia mais o apelo ecológico da energia renovável (e bem a energia solar, matéria prima que não falta nos céus baianos ao longo do todo o ano). A proeza se deve ao Programa de Eficiência Energética da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e está representada por uma cobertura de paineis fotovoltáicos na arena Pituaçu, em Salvador, de propriedade do Governo do Estado*.

Esperando-se que esteja em operação até o final deste ano, a cobertura total do estádio é programada para gerar anualmente até 630 MW/h, carga 75% maior do que o consumo de energia da arena ao longo de um ano. O excedente ainda servirá para abastecer o edifício da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Este projeto-piloto, aprovado pela ANEEL, está orçado em R$ 5,5 milhões, valor que será investido pela própria Coelba (52%) e pelo Governo da Bahia (48%).

O mais irônico é que há dois exemplos de estádios no exterior, pioneiros no uso desta tecnologia: em Freiburg, na Alemanha e em Berna, na Suiça. Dez a zero para nosso sol baiano!!!

*A arena Pituaçu tem sido utilizada pelo glorioso tricolor Esporte Clube Bahia, enquanto sua Fonte Nova é preparada para receber jogos da Copa do Mundo de 2014.
(http://exame.abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário