Imagine uma aeronave feita de carbono, com a envergadura de um avião Airbus A340 e o peso de um carro de passeio convencional. Este é o avião Solar Impulsione, o primeiro capaz de voar durante o dia e a noite sem a necessidade de combustível e sem fazer escalas. Como funciona a base apenas de energia solar, ele não libera na atmosfera gases poluentes.
Ainda em construção e fase de testes, uma maquete idêntica ao Solar Impulsione fará uma simulação de voo, na qual seus idealizadores saberão quais são as necessidades dos pilotos em viagens longas. Esse é o segundo avião solar desenvolvido pelo projeto que leva o mesmo nome da aeronave. Após aprimoramentos, ele é capaz de percorrer distâncias mais longas que o avião solar que o antecedeu.
A simulação teve início nesta terça-feira (21) e vai até sexta-feira (24). Serão testados e avaliados o conforto do avião, o cansaço e as necessidades nutricionais dos pilotos.
A ideia é que em 2014, o avião Solar Impulsione consiga dar a volta ao mundo.
O projeto pertence ao suíço Bertrand Piccard, que em 1999 ficou famoso pela façanha de dar a volta ao mundo em um balão aeroestático sem fazer escalas. O Solar Impulsione é o resultado de seis anos de trabalho de mais de 50 engenheiros e técnicos.
(360graus.terra.com.br)
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário