A Companhia Energética de Brasília (CEB) continuará em 2011 a investir em dois projetos para melhorar a iluminação, reduzir de consumo em escolas no no Distrito Federal e automatizar sistemas elétricos em edifícios do Governo Federal como parte do programa obrigatório de pesquisa e desenvolvimento e e eficiência energética.
Elaborados e executados desde 1999, a CEB Distribuição já investiu, até o ano passado, mais de R$ 27 milhões em programas de eficiência energética, que também contemplam a eficientização da iluminação pública, o atendimento a comunidades de baixa renda e ações educacionais. Somados, os projetos de eficiência responderam por uma economia de energia equivalente 286.647 MWh/ano no DF, o que retira da ponta uma demanda de aproximadamente 13,8 MW.
A empresa não detalhou quando será investido este ano e quais serão os novos projetos para o primo ciclo.
Segundo a justificativa da empresa, os programas visam estimular o desenvolvimento de novas tecnologias e criação de hábitos racionais de uso da energia elétrica estão entre.
Na Esplanada dos Ministérios, a CEB está implantando um sistema de iluminação do Ministério de Minas e Energia (MME) e consiste na automação da operação dos sistemas elétricos existentes e a instalação de sistemas eficientes de controle de iluminação do Ministério de Minas e Energia (MME).
Com o objetivo é buscar a redução de custos com energia elétrica e preservar as fontes geradoras desse insumo, o novo sistema de distribuição de iluminação personalizada permitirá ao pessoal do MME mais conforto e qualidade de vida, de maneira a atender às necessidades específicas de cada local de trabalho.
A iniciativa – em cumprimento ao que estabelece a Lei nº 9.9991/2000, que prevê a aplicação de 1% da receita anual operacional líquida em projetos de P&D e Eficiência – visa, também, demonstrar à sociedade a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício de energia elétrica e de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. O programa consta do contrato de concessão de distribuição no 66/99, celebrado entre a CEB e a ANEEL.
Nas escolas, fica como exemplo, a substituição do sistema de iluminação do Centro de Ensino Especial 1, em Taguatinga/DF proporcionará mais conforto, segurança e melhor rendimento aos alunos no processo de aprendizagem. Em ambos os projetos, a conclusão está prevista até o final de 2011.
(revistasustentabilidade.com.br)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário